Estádio La Balastera / Francisco Mangado

Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 1 de 8Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 2 de 8Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 3 de 8Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 4 de 8Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Mais Imagens+ 3

  • Arquitetos: Francisco Mangado
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  15200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2006
  • Fotógrafo
    Fotografias:Roland Halbe
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  panoramah!®
  • Gerenciamento De Obras: Francisco Mangado
  • Colaboradores: José Gastaldo, Koldo Fernández, Francesca Fiorelli, Enrique Jerez, Hugo Mónica, Ibon Vicinay
  • Engenharia Estrutural: NB 35
  • Instalações: TEICON
  • Iluminação: ALS Lighting arquitectos consultores de iluminación (Antón Amann).
  • Arquiteto Técnico: Jose Manuel Méndez, Leandro Sacristán, Jose Miguel Martín, Luis Ángel Pérez Peraita
  • Construção: UTE Nueva Balastera
  • Cidade: Palencia
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um estádio de futebol tem um propósito fundamental e óbvio: receber partidas de futebol. Mas também apresenta duas outras funções menos óbvias, mas nem por isso menos importantes. Uma delas tem a ver com representação. Um estádio de futebol hoje é uma obra com certo potencial icônico para uma cidade; ele não tem apenas dimensões quantitativas, mas também qualitativas. A segunda tem a ver com o tamanho de um estádio em relação a seu uso apenas ocasional. Não seria um desperdício de espaço? Certamente é.

Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 2 de 8
© Roland Halbe

A ideia básica desta proposta se baseia na crença de que um estádio é mais um edifício que uma infraestrutura; um edifício que pode ser aproveitado para outros usos, mas que, sobretudo, pode e deve desempenhar um papel cívico. O projeto propõe escritórios e outros programas comuns no térreo - uma vitrine urbana com acesso direto e imediato a partir da rua. Internamente, o estádio é um "surpreendente vazio" onde, além das partidas esportivas, uma variedade de atividades públicas podem acontecer.

Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 3 de 8
© Roland Halbe

O entorno residencial também pede por um projeto de caráter urbano. A enorme escala do edifício, derivada de sua linguagem estrutural, é ocultada por seu perímetro, definido por um revestimento de alumínio perfurado que cria um rico diálogo repleto de nuances e transparências entre o interior e o exterior - reforçando a tentativa de transformar o estádio em apenas outro edifício na cidade, grande, mas ansioso por se misturar. 

Estádio La Balastera / Francisco Mangado - Imagem 4 de 8
© Roland Halbe

As torres, necessárias para a iluminação do campo, têm o papel mais simbólico. Iluminadas como grandes esculturas, estas torres podem ser vistas a quilômetros de distância, estabelecendo um diálogo com a catedral de Palencia.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Palencia, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estádio La Balastera / Francisco Mangado" [Soccer Stadium La Balastera / Francisco Mangado] 23 Mar 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/01-184176/estadio-la-balastera-slash-francisco-mangado> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.